Diferença entre impressão e revelação de fotos: decida até qual geração o seu trabalho vai chegar

Você deve ser questionado sobre qual é a diferença entre impressão e revelação fotográfica inúmeras vezes durante o dia. E é provável que você já tenha dito: “Nenhuma!” e…

Bom, a história não é bem assim!

É natural que as pessoas, incluindo alguns fotógrafos profissionais, acreditem que a escolha é totalmente desnecessária e que imprimir ou revelar não influencia em absolutamente nada no resultado final.

Mas, na verdade, há bastante diferença entre impressão e revelação de fotos . Vamos começar entendendo o que acontece em cada um dos processos.

impressão e revelação de fotos

Impressão de fotos: de tão simples pode ser feita em casa

Funciona de um jeito muito simples: uma impressora imprime as fotos como qualquer outra imagem ou tipo de impressão em papel, que pode ser papel fotográfico ou qualquer outro tipo, como o Couché, por exemplo.

O processo é, basicamente, tinta sobre o papel. Hoje, há impressoras com custo acessível, as quais contam com esse recurso. Qualquer um pode ter sua própria máquina de impressão.

impressão e revelação de fotos

Revelação de fotos: processo químico para profissionais!

A revelação é um processo químico. É composto por várias etapas, nas quais são empregados produtos que resultam em uma reação fotoquímica.

No caso das fotografias digitais, há uma máquina que replica todo o processo da revelação convencional antiga. O papel utilizado é do tipo fotossensível. Na Viacolor, utilizamos o papel da marca Fujifilm.

Como é feita a revelação de fotos?

O processo de revelação, em função das suas próprias particularidades, oferece uma maior precisão para a sua foto.

Devido à reação fotoquímica, ele gera pontos de cor e sombra em nível microscópico, o quais são formados por cristais de Haleto de Prata no campo digital.

Isso garante maior nitidez às fotos, já que possui um range e espectro muito maior em reprodução, o que assegura um maior tempo de vida do que uma foto impressa.

Tudo isso em um curto intervalo de tempo.

impressão ou revelação de fotos

Diferenças entre impressão e revelação de fotos

A diferença principal está no tempo de duração da fotografia: enquanto o serviço de impressão garante 15 anos de durabilidade em cada foto, a revelação é o processo que faz uma foto durar 200 anos.

 Além disso, há outros pontos que nos mostram o quão superior é o processo de revelação das fotografias.

  • A textura do papel fotográfico fotossensível utilizado na revelação é diferenciada. Por ser mais encorpado, ele garante que a foto dure muito mais tempo.
  • Na revelação, as imagens são mais nítidas. Na impressão, as sombras ficam granuladas e isso acaba reduzindo a nitidez.
  • Na impressão, as cores são mais vibrantes, pois a gama de cores é muito maior. Já na revelação ocorre uma reação fotoquímica, que gera pontos de cor e sombra em nível microscópico, o que torna a imagem mais fidedigna.

Quando se deparar com o momento de decidir entre impressão e revelação, pense em qual geração você gostaria que o seu trabalho alcançasse.

Se você for fazer fotos de uma criança, pense se você gostaria que os netos dela vissem essas fotos. Essa decisão é só sua!

 

Afinal, se não for para eternizar o momento, a fotografia perde o encanto. Não é?

Uma resposta para “Diferença entre impressão e revelação de fotos: decida até qual geração o seu trabalho vai chegar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *