fbpx

Por que o fotógrafo é um contador de histórias?

Por trás do registro de grandes histórias há, sempre, um grande contador delas. E quando contadas por meio de imagens, procure o nome de um brilhante fotógrafo: pois lá é que ele vai estar.

Com o passar do tempo, equipamentos fotográficos também foram popularizados. Sabemos que, hoje, todos podem tirar fotos. As câmeras de telefones celulares estão cada vez mais sofisticadas.

Isso acontece porque todos queremos documentar e contar uma história. Pode ser a história daquele domingo ou daquele natal… As pessoas querem ter memórias de seus momentos bons.

E a tecnologia é aliada nesse processo. Ela vem avançando e aprimorando equipamentos para que histórias sejam documentadas de forma cada vez mais realista e detalhada.

Empresas estão criando múltiplas câmeras, que são unidas para simular profundidade de campo, por exemplo. Melhora da nitidez, melhora do achatamento de planos… Tudo isso para tornar um relato mais real.

Para que ele não se apague da memória. E qual é o papel do fotógrafo profissional nesse contexto, então?

O fotógrafo testemunha e registra a história…

Partindo do pressuposto que cada pessoa conta uma história a seu modo, uma pessoa comum pode contar sua histórias e esta será, apenas, a sua versão. A qual nunca será igual à de outra pessoa.

Então, quem vai estar lá para contar as histórias mais importantes da vida dela?

Não interessa qual história seja: o dia de seu casamento, o nascimento ou batizado do filho dela, uma grande catástrofe natural ou pequenos acontecimentos do cotidiano…

Quando ela quiser fechar os olhos e apenas viver a história, quem é que vai documentá-la para que ela, no futuro, tenha registros do que aconteceu?

Confie na ótica do fotógrafo para contar sua história

Você, fotógrafo, é o profissional que tem o dom de criar – por meio da observação – uma narrativa para todos os acontecimentos. Nenhum de nós vai saber capturar tão bem um momento – com tanta técnica de criatividade – quanto você.

Além disso, nossos registros são facilmente perdidos entre HDs e locais de armazenamento. O trabalho do fotógrafo, pelo contrário, tem valor: foi feito para atravessar muitas gerações.

Grandes fotógrafos sempre estarão lá para contar grandes histórias.
Steve McCurry. Sebastião Salgado. Platon Antoniou. …

Todos eles são contadores de histórias. Assim como aquele fotógrafo em início de carreira, que está aprimorando técnicas e montando portfólio…

Obrigada pela disposição para contar nossa história em todos os momentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.