A fotografia digital facilitou muito o seu trabalho, nós sabemos!
Facilitou o nosso, também.
Mas, hoje, da mesma maneira que é muito fácil ter uma foto, é muito fácil também perdê-la. Assim como qualquer outro conteúdo impalpável: seu cliente troca de celular e de computador todo momento, e a falta de locais confiáveis para armazenar fotografias digitais e mantê-las é um problema…
Álbum de fotos acompanhará seu cliente por toda a vida!
Você sabe disso melhor do que ninguém!
Então, use o argumento: o álbum de fotos segue sendo a melhor maneira de contar uma história, documentar uma vida ou guardar para sempre as memórias daquele aniversário dos sonhos ou daquele momento mágico…
Diferentemente do Instagram, a preocupação não é com a próxima imagem ou com a quantidade de likes: ao folhear um álbum de fotografias, é emocionante recordar o momento por trás do clique.
E nada substitui a certeza de que, por trás de um álbum de fotos, haverá sempre uma memória gravada, a qual o tempo não vai destruir.
Para que seu trabalho cumpra o objetivo e ultrapasse gerações resistindo firmemente à passagem do tempo, há algumas coisas que você precisa observar. Uma delas é o tipo de papel fotográfico que você emprega em suas revelações.
Para entregar imagens com alto padrão de qualidade, escolher o melhor papel para mostrar seu trabalho pode ser uma tarefa de tirar o sono.
Afinal de contas, o tipo de papel fotográfico influencia o resultado final do seu trabalho.
Dicas para escolher o SEU papel!
Pensando nisso, reunimos algumas dicas para que você consiga fazer uma boa escolha na hora de entregar aquele trabalho incrível para os seus clientes.
Afinal de contas, a fotografia precisa ser tão incrível quando o momento retratado, não é mesmo?
Quero comprar O MELHOR tipo de papel!
Antes de tudo, saiba de uma coisa: não existe um papel que seja o melhor para todos os casos, de forma absoluta. Tudo depende do seu objetivo com a foto. Ou seja, para cada resultado, um tipo de papel será recomendado.
Quais são os tipos de papel?
Há vários tipos de papéis fotográficos diferentes.
Você, que é fotógrafo profissional, sabe que o verdadeiro papel fotográfico é o fotossensível, utilizado na revelação química. Portanto, ele sempre será o melhor e mais duradouro.
Fora isso, cada tipo de papel fotográfico carrega um nome que traduz as suas especificações. Elas, por sua vez, diferenciam os acabamentos mais comuns: papel brilhante, papel semibrilhante e papel fosco.
BRILHANTE
Proporciona fotos com cores vivas e vibrantes. Ele destaca os detalhes da imagem. Os papéis considerados brilhantes, diferente da qualidade semibrilho, têm alto poder de reflexibilidade, interagindo e ganhando mais vida quando em contato com a luz. Este é, também, o tipo de papel fotográfico mais sensível ao toque: por ser muito reluzente, as marcas de impressões digitais ficam visíveis.
- Perolado: entrega imagens brilhantes com textura superior. Seu diferencial é não refletir tanto a luz, o que assegura um contraste mais evidente. É muito mais brilhante que o tradicional papel brilho, sua superfície é extremamente reflexiva. Se o profissional deseja um destaque chamativo em suas fotos, essa é a escolha certa.
SEMIBRILHANTE
Tem um brilho espalhado na textura fosca. Em geral, está dividido em duas categorias, ou melhor, em dois padrões de qualidade. Eles são:
- Lustrosos: é possível perceber brilho neste tipo de papel, mas um tanto menos que na categoria citada acima. É preciso ter cautela ao utilizá-lo, pois o resultado pode conter marcas de impressões digitais. Empregue-o se a sua fotografia tiver em alta resolução e ele vai entregar o resultado que você precisa.
FOSCO
O papel atinge um bom resultado para fotografias profissionais em alta resolução, pois consegue proporcionar um ótimo acabamento.
- Velvet: é o melhor papel de todos para uma fotografia de qualidade inquestionável. É o tipo indicado para fotos de grandes casamentos. Ensaios de gestantes e newborn podem se beneficiar desta escolha, pois o toque do papel lembra o toque e a maciez da pele do bebê.
- Silk: também conhecido como papel linho, é um dos o queridinho dos fotógrafos. Tem como grande diferencial a leve textura. Por ter o acabamento fosco, proporciona enorme ganho em nitidez, mantendo um bom custo-benefício.
Além disso…
Existem as laminações UV Fosco e UV Brilho, que estão entre o que podemos chamar de “acabamentos clássicos”, já que estão presentes na revelação e encadernação fotográfica há alguns anos. Os papéis fosco e brilho passam por laminações térmicas, o que garante um acabamento mais fino e maior durabilidade para as fotos.
Então…
Agora que você já conhece todos os tipos de papel, esteja de olho também em outros aspectos, que são:
- resolução da foto,
- no formato,
- na gramatura do papel,
- acabamento desejado;
Tudo isso vai influenciar no resultado final e no valor do seu trabalho. Queira que suas fotografias impressionem para que o seu trabalho seja para sempre. Se precisar de uma mãozinha, conte conosco da Viacolor.
Nooossaa. Muito obrigada pelo post. Ameyyy. Foi muito útil. Façam um vídeo pra gente ver a diferença dos papeis. Muito obrigada