Você pode acreditar que não, mas o portfólio é um de seus instrumentos de trabalho. Afinal, sem ele, é impossível mostrar para seus futuros clientes algumas das maravilhas que você já fez com a câmera na mão.
Carregar um bom portfólio ajuda você a mostrar coisas como:
- a sua identidade como fotógrafo;
- a imensa qualidade do seu trabalho;
- quais são suas referências;
- qual é o seu estilo de direção.
E aquela foto?
Lembra daquela foto incrível que você fez há dois anos naquele casamento? Pois é… Se você não tiver um portfólio, ela não estará lá para mostrar. E se você não mostrar, como vai provar o profissional incrível que é?
Portfólio é subestimado (mas não deveria!)
De qualquer forma, mesmo sabendo que precisam ter o que mostrar em uma reunião com clientes, muitos profissionais acabam subestimando a produção de um bom portfólio.
A razão disso é que separar algumas fotos e correr atrás de um serviço que produza um álbum bacana parece uma missão impossível para alguns profissionais.
Aliás, essa é uma daquelas demandas que você sempre fala que “vai resolver amanhã” e talvez acabe não resolvendo nunca – porque “falta tempo” e várias outras desculpas que costumamos dar para tudo.
Henrique Ribas, um dos grandes nomes da fotografia fala sobre o quanto materializar um trabalho é importante:
“um bom portfólio é uma reunião das nossas melhores imagens. Você pode escolher as melhores fotos que já fez em carreira. Ou então, pode escolher mostrar o ensaio/evento que você mais gostou do resultado. Ou você pode, ainda, escolher mostrar os dois! Sempre haverá um cliente que se identifica e se deixa cativar mais por um ou outro…”
“Que tamanho é esse?”
Uma das principais dúvidas é o tamanho. Você informa que o pacote x inclui 50 fotos tamanho 20×25 e vem a clássica pergunta: “Que tamanho é esse?”
Ribas, explica que, se você tem portfólio, você mostra o tamanho das fotos para o seu cliente. “O portfólio materializa e ajuda a vender esses produtos”, diz.
Preparamos uma pequena lista com 4 razões práticas para você investir logo no seu portfólio. Quer ver?
Você sabe por que deveria investir HOJE MESMO em um portfólio?
- Você é um profissional incrível. Mas seus clientes sabem disso?
Você precisa ter coisas para mostrar. Afinal de contas, você já falou que é um profissional incrível. Agora, mostre que é. Tenha em mãos SEMPRE as suas melhores produções. Assim, o cliente vai confiar no seu potencial.
- Seu instagram é incrível, sim. Mas a foto revelada é mais bonita!
Sabemos que você tem aquela página na rede social. No entanto, a materialização vai cativar seu cliente na hora. Ribas, “a valorização pela imagem, pela memória, tem sido cada vez maior”.
As razões para isso, segundo ele, são inúmeras, uma delas é o apego pela memória e a facilidade de perder as recordações que armazenamos digitalmente:
“um HD pode cair e quebrar. O serviço de nuvem pode expirar e esquecer de renovar. Muitos salvaram imagens no orkut e ele sumiu do mercado. E se o mesmo acontecer com o Facebook? São coisas que precisamos pensar”, afirma.
- É uma forma prática de apresentar variedade de produtos
É provável que você não trabalhe apenas com ensaios. Então, já pensou em ter uma maneira mais prática para mostrar seus quadros e estojos de pendrive? Tenha um portfólio organizado, que apresente todos os serviços que você oferece.
- A Viacolor faz condições especiais!
Você não precisa mais criar desculpas para não fazer seu portfólio. Agora, pode aproveitar as condições especiais da Viacolor. Que tal?
Na nossa ação de portfólio, oferecemos desconto de 50% para portfólio. Ele deve ser requisitado junto ao atendimento da empresa e os álbuns devem incluir em algum lugar a palavra “portfólio).
Obs.: há um limite de 3 unidades por cliente.
Quero um portfólio! Como escolher o meu?
Temos muitos modelos para você escolher. Confira algumas opções:
Para finalizar essa conversa, Ribas deixa um recado: “Mostrar para o seu cliente implica em ele poder pegar na mão, ver a caixa da entrega, sentir o impacto e o tecido, saber como é. Se você não der essa experiência a ele, você não vai ter como materializar a sensação. E terá dificuldade em vender. Colocar o sentimento pela memória em meio físico é o que traz a decisão de fechar negócio”, finaliza. Para saber mais, clique aqui.